terça-feira, 16 de setembro de 2008

Tucuruí-PA"A Política nua e crua"

Tucuruí-PA"A Política nua e crua"



17 de março de 2008
Muitas pessoas não entendem porque a administração municipal em Tucuruí tem sido tão problemática. São várias as razões mas vamos descrever de forma simplificada quais as que acredito serem as mais importantes.
I – A grande arrecadação da prefeitura - A PMT tem uma arrecadação média mensal de R$ 9.000.000,00 (nove milhões de reais) e é um município muito pequeno em termos territoriais e sua população de mais ou menos 80.000 habitantes também é muito pequena para o volume de recursos.
Esta grande arrecadação faz com que a eleição fique muito cara, os candidatos têm que pedir financiamento das suas campanhas ao empresariado local e aos grandes grupos políticos, mas estes “financiadores” querem o retorno dos seus “investimentos” em lucrativas vendas ou contratos com a prefeitura e em condições e preços absurdos, além de cargos públicos (com altos salários e de preferência sem ter que trabalhar) para parentes, amigos e funcionários de suas empresas.
Para se ter uma idéia, uma eleição para prefeito em Tucuruí (pra ganhar) não sai por menos que R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), dinheiro este que retorna (multiplicado várias vezes) aos bolsos dos “investidores”. Além disso, o dinheiro “sobrando” nos cofres da PMT garante a complacência do legislativo, do judiciário e da imprensa, conseqüentemente o poder do prefeito é absoluto na cidade, é como se fosse um rei.
II - As grandes obras do Governo Federal – As construções da hidroelétrica e das eclusas, além de aumentar a arrecadação da PMT, causou um “inchaço” na população que cresceu vertiginosamente e em pouco tempo no município. A chegada de grandes contingentes de trabalhadores de todas as partes do Brasil que vieram a Tucuruí para trabalhar, enriquecer e voltar para suas cidades, em sua maioria esse pessoal não tinha (e alguns não tem até hoje) qualquer preocupação com esta terra e com o desenvolvimento sócio econômico de Tucuruí, é como se fosse um garimpo em que se extrai o ouro sem preocupação com a degradação do ambiente a da destruição que deixarão atrás de si.
Para eles tanto faz quem governa Tucuruí, “dando pra levar algum” tá tudo bem, o empresário financia campanhas e multiplica o seu lucro devida e indevidamente e o pobre vende seu voto por uma cesta básica ou um contrato na PMT, e o “resto”... Que se dane. Mas graças a Deus isso está começando a mudar e as pessoas estão mais conscientes.
III – A falta de oposição – Tucuruí só tem oposição ao governo nas vésperas das eleições, o que demonstra a falta de compromisso dos partidos políticos com a cidade, com seu povo e um oportunismo indecente. Os poucos que fazem oposição de verdade, em sua grande maioria são amadores políticos e quer fazer oposição política como fazem política de associação de bairro e política sindical.
Não percebem que não tem nada a ver uma coisa com a outra, e como enfrentam políticos profissionais e espertos, verdadeiras raposas felpudas e audaciosas, se rendem ao desanimo, e acabam sobrando uns poucos gatos pingados, que sozinhos e lutando contra o poder econômico e contra as próprias instituições que deveriam apoiá-lo, não conseguem mudar a situação que se estende por décadas.
III – Falta de opção política viável – Administrações problemáticas, que não resolvem os problemas da população (principalmente em infra-estrutura urbana) levam a população a se agarrar ao candidato que tenha maior chance de derrotar os donos do poder, não importando quem seja ou quais são as suas propostas, querem acreditar e só ouvem o que querem ouvir, mesmo que sejam cantos de sereias.
Aliado a isso, os empresários que estão fora do círculo do poder, os insatisfeitos com os lucros que tiveram com a atual administração, ou os que mesmo auferindo grandes lucros querem pular fora do barco afundando e embarcar no próximo, vêem neste candidato a oportunidade de ganhar altos lucros investindo maciçamente nas eleições, e o círculo vicioso se completa e se reinicia novamente.
Vejam, não estou falando aqui necessariamente de pessoas e sim de grupos políticos, qualquer candidato que represente estes grupos, manterão a situação exatamente como está; estes grupos pagarão qualquer preço e farão qualquer coisa pra que nada mude. São as sanguessugas e os vampiros da PMT.
Esta analise da política de Tucuruí, feita de forma realística, neutra, imparcial está baseada em anos de acompanhamento da política local e seus bastidores. Não tenho a pretensão de mudar a política local sozinho ou apenas com esta matéria, até por que esta matéria é muito extensa e foi resumida ao máximo, no entanto creio ser suficiente para dar uma idéia clara de como as coisas funcionam.
Minha intenção é mostrar ao povo a política “nua e crua”, sem disfarces, exatamente como ela é. Aquele que ler esta matéria e entender seu conteúdo terá condições de analisar com clareza a situação, e agir conforme sua consciência não tendo mais a desculpa de que foi ou será enganado.
Vale lembrar que ANJOS e SALVADORES DA PÁTRIA não existem na política e quem assim se denomina não passa de um hipócrita, demagogo e aproveitador. Os políticos (todos) são homens como qualquer um, com virtudes e defeitos (alguns com mais virtudes e outros com mais defeitos).
Somente teremos uma boa administração em nossa cidade se tivermos uma oposição séria e responsável que cumpra com o seu papel (não apenas em ano eleitoral) e se tivermos a organização, a fiscalização e a vigilância social. Não precisamos de heróis bonzinhos e que "só querem o bem público" (nas eleições aparece um montão deles) pra nos salvar.
Pra dizer a verdade, creio que a grande maioria dos políticos tucuruienses não quer que nada mude, querem apenas ser prefeito e sentar na cadeira para fazer o mesmo, senão pior.
Se quisermos que as coisas realmente mudem (para melhor), temos que abandonar a preguiça, a covardia, e lutar, e trabalhar para construir nosso próprio destino e a Tucuruí dos nossos sonhos. Não existe outro caminho.
Um grande abraço e que Deus abençoe os homens de boa vontade!
Tucuruí/Pa, 16/03/2008
Autor: Administração do site
André Luiz M. e Silva.
www.transparenciatucurui.org

Nenhum comentário: