segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

PLANTÃO! MAIS OCUPANTES CHEGAM À SEMA DE TUCURUÍ 01/12/2008


Plantão
Mais ocupantes chegam à Sema de Tucuruí 01/12/2008
Um grupo de cerca de 20 manifestantes engrossou a ocupação da sede da Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) de Tucuruí, no nordeste do Estado, no último final de semana. Com isso subiu para 100 o número de ocupantes. São moradores vizinhos às áreas de Zona de Preservação da Vida Silvestre que reivindicam indenizações. O protesto já dura mais de uma semana. O prédio está fechado.
Segundo informou a assessoria de imprensa da Sema, a secretaria ainda aguarda um posicionamento dos manifestantes para uma possível negociação e por isso ainda não planeja entrar na Justiça com pedido de reintegração de posse.
Uma primeira tentativa foi feita na semana passada. Uma diretora do órgão foi deslocada de Belém para Tucuruí para negociar com os ocupantes, mas eles não aceitaram que a conversa fosse em local neutro. O encontro seria na sede da Uepa do município para evitar que os ânimos se exaltassem e garantir tanto a segurança dos manifestantes quanto da funcionária que faria a negociação.
Segundo a Sema, das seis reivindicações apresentadas à secretaria, apenas uma delas tem relação direta com os projetos de preservação ambiental desenvolvidos na área.
Protesto - A sede da secretaria está ocupada desde o dia 22 de novembro por cerca de 80 manifestantes. São moradores de locais vizinhos às áreas que foram transformadas em Zona de Preservação da Vida Silvestre, em 2004. Segundo eles, além dos moradores das ZPVS, que tiveram que sair da área em troca de indenizações. 'Essas pessoas não moram nas ZPVSs e sim no entorno dessas áreas, mas também sofreram prejuízos. Não podem pescar e utilizar os recursos da natureza no local', disse Ismael Rodrigues, representante dos manifestantes.
Eles pedem que a Sema pague indenizações, pois foi a secretaria que transformou a área em ZPVS, através da portaria 007/2004. Os moradores também querem a reativação do Conselho de Gestores de três unidades de conservação.

Redação online

Nenhum comentário: